Revistas Científicas
Uma revista científica ou revista acadêmica, também chamado de periódico científico ou periódico acadêmico, é uma publicação periódica destinada a promover o progresso da ciência, geralmente noticiando novas pesquisas. A maioria das revistas são altamente especializadas, embora algumas das publicações mais antigas tais como Nature publiquem artigos e dissertações científicas abrangendo uma vasta gama de campos científicos. Revistas científicas contém artigos que foram submetidos a revisão por pares, numa tentativa de assegurar que estes artigos vão ao encontro dos padrões de qualidade e validade científica da publicação. Embora revistas científicas sejam superficialmente similares a revistas profissionais, na verdade elas são bem diferentes destas. Edições de uma revista científica raramente são lidas casualmente, como se lê uma revista qualquer. A publicação dos resultados de pesquisa é parte essencial do método científico; eles geralmente devem suprir detalhes suficientes sobre um experimento, para que um pesquisador independente possa repetir o processo e verificar os resultados. Cada artigo da revista se torna parte de um registro científico permanente.
A história das revistas científicas começa em 1665, quando o francês Journal des Savants e o inglês Philosophical Transactions of the Royal Society começaram a publicar sistematicamente resultados de pesquisas científicas. Mais de mil publicações, a maioria de existência efêmera, foram fundadas no século XVIII, e o número aumentou rapidamente depois disso.
O Impacto do uso das Novas Tecnologias em Aulas de Inglês para cursos Tecnológicos
Este artigo tem como objetivo discutir o uso das novas tecnologias em aulas de inglês para cursos tecnológicos, buscando revelar o impacto que estes recursos produzem no desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes, para a melhoria de sua aprendizagem. Consideramos como recurso tecnológico, websites, dicionários online, Skype, chatting, e-mail, youtube vídeos como Ted Talks, entre outros. O artigo busca demonstrar, por meio de revisão bibliográfica e um relato de experiência, como a língua inglesa é uma ferramenta fundamental tanto no mundo acadêmico como no mundo dos negócios.
ETARISMO EM PERSPECTIVA: UMA ANÁLISE DA VELHICE NO CONTO “VIAGEM A PETRÓPOLIS”, DE CLARICE LISPECTOR
O presente artigo visa a refletir acerca do Tema Contemporâneo Transversal, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso”, relacionando-o a uma experiência de sala de aula da 2a série do Ensino Médio, por meio da qual foi analisado o conto “Viagem a Petrópolis”, de Clarice Lispector, sob a perspectiva do etarismo e da velhice.
Para tanto, parte das fundamentações teóricas da BNCC (Brasil, 2017), dos Temas contemporâneos transversais na BNCC (Brasil, 2019), do Estatuto da Pessoa Idosa (Brasil, 2022a), de Beauvoir (1970) e de Bosi (1994).
Fonte: CPGL (Cadernos de Pós-graduação em Letras) - Mackenzie