3. A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE INGLÊS EM CURSOS TECNOLÓGICOS

Circunstâncias históricas, políticas e econômicas colocam o inglês no papel de língua internacional.  English as a Global Language.

David Crystal é um linguista Britânico, de 73 anos, nascido na Irlanda do Norte, da Universidade de Londres, que em entrevista à revista Época de 13 de abril de 2006 diz que morre uma língua por semana, mas:

 

O inglês será cada vez mais dominante no mundo. Ele se sobrepôs às demais línguas por sua importância política, pelo poderio tecnológico e pela influência cultural dos países que falam o idioma....Há cerca de 400 milhões de falantes nativos e outros 400 milhões de falantes como segunda língua... (Época, 2006.)

 

Durante a entrevista, o pesquisador e ecologista de idiomas afirma que apenas a internet é capaz de salvar alguns idiomas da extinção, e que a língua é fundamentalmente um fenômeno oral. 

 

“Não é por meio dos olhos, dentro do sistema tradicional de ensino, em aulas meramente expositivas e com uso de materiais impressos que se aprende uma língua estrangeira, mas por meio dos ouvidos, em situações reais de comunicação, fruto do convívio humano.” 

(Crystal, 2006)

 

 

Há mais ou menos 500 anos, os falantes de Língua Inglesa giravam em torno de 5 a 7 milhões de pessoas. A maioria vivia nas Ilhas Britânicas. Nos dias de hoje, aproximadamente 2 bilhões de pessoas falam inglês ao redor do mundo. 

O mundo precisou de uma língua para comunicação e Inglês foi a língua escolhida, em especial por ser uma língua de fácil aprendizagem para falantes de línguas latinas, falantes de línguas orientais (asiáticas), russas, árabes, entre outras. E a tecnologia veio dominada por Inglês. A revolução tecnológica e da internet vieram acopladas à Língua Inglesa. Artigos científicos, movimentos culturais mundiais, música, tudo necessita de divulgação em inglês para ser conhecido no mundo.

Os cursos tecnológicos colocaram inglês em suas grades, uma vez que a língua estrangeira é fundamental para o mercado de trabalho. A internet e as mídias digitais oferecem inúmeras possibilidades de aprendizagem de língua, pois unindo L.E e internet podemos criar projetos multimídia, histórias digitais, trabalhar com e-portifólios, Web-Quests, áudio e vídeos. Essas ferramentas colaborarão para um ensino efetivo de L.E. 

De acordo com Crystal (2006), somente a internet poderá salvar as línguas da extinção, o que torna a tecnologia e L.E irmãs siamesas, no sentido metafórico de que uma precisa da outra para sobreviver, o que nos leva a crer que os cursos tecnológicos precisam muito das línguas estrangeiras para formarem profissionais competentes e habilitados para o mercado profissional. 

Se considerarmos que o inglês tornou-se um importante meio de comunicação tanto no mundo acadêmico quanto no mundo dos negócios, podemos reconhecer sua importância como língua global, conforme afirma Philip B. Gove, no seu prefácio ao Webster's Third New International Dictionary:

 

Parece bastante claro que antes do término do século 20 todas as comunidades do mundo vão ter aprendido a se comunicar com o resto da humanidade. Neste processo de intercomunicação a língua inglesa já se tornou a língua mais importante no planeta. (GOVE, 1986.)

 

 

Nesse contexto,  Aguiar & Platero (2015), no artigo “A aprendizagem de inglês na formação do profissional em análise e desenvolvimento de sistemas”, relata, após verificação de dados extraídos de pesquisa de campo, que um dos professores de Inglês do curso de ADS da Fatec Itapetininga, afirma que, “o projeto de Língua Inglesa desenvolvido pelas FATEC vem na contramão de tudo que se faz nas outras instituições e tem mostrado ótimos resultados quando aponta, como por exemplo, que somos a sexta instituição no estado de São Paulo a enviar alunos ao Programa Ciência sem Fronteiras. Outro dado importante é que os alunos das Fatecs, dadas as circunstâncias que temos, como por exemplo 40 alunos em classe, saem do último ciclo com nível B1/B2 de Inglês conforme aponta o CEF, resultados esses obtidos e validados por provas como o TOEIC”.