1. O USO DAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DE L.E

É fato que alguns professores de L.E utilizam tecnologia de ponta no ensino de língua, mas a grande maioria dos professores continua utilizando a maneira tradicional de ensino, reproduzindo a forma pela qual foram ensinados pelos seus professores de inglês. O modo tradicional diz respeito às metodologias como: audiolingual approach, direct approach, entre outros, que se forem bem utilizadas, podem ajudar no desenvolvimento da aprendizagem do estudante.

Entretanto, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia proporcionou o desenvolvimento da multimídia, com inúmeras possibilidades de uso em sala de aula. Alguns recursos como o audiovisual e a animação têm possibilitado que se crie uma plataforma favorável, durante as aulas de inglês, possibilitando explorar o ensino de L.E em suas mais diversas formas.

É comprovado que a tecnologia e as multimídias têm um papel fundamental no ensino de línguas. 

 

No âmbito da LDB, as Línguas Estrangeiras Modernas recuperam, de alguma forma, a importância que durante muito tempo lhes foi negada. Consideradas, muitas vezes, de maneira injustificada, como disciplina pouco relevante, elas adquirem, agora, a configuração de disciplina tão importante como qualquer outra do currículo, do ponto de vista da formação do indivíduo. Assim, integradas à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, as Línguas Estrangeiras assumem a condição de serem parte indissolúvel do conjunto de conhecimentos essenciais que permitem ao estudante aproximar-se de várias culturas e, consequentemente, propiciam sua integração num mundo globalizado (BRASIL, 2000, p. 25).

 

 A internet facilita o ensino de inglês, pois oferece inúmeras possibilidades de acesso à aprendizagem de uma língua, tais como: Web sites, vídeos, filmes etc, promovendo uma variedade de opções para o ensino de L.E. Diagnosticar, mapear o conhecimento prévio que nossos alunos possuem, são passos importantes, fundamentais para que nenhum aluno fique para trás no processo de ensino-aprendizagem. 

O uso de tecnologias promove um efeito diferenciado no processo de ensinoaprendizagem, uma vez que esses instrumentos facilitam o acesso de todos os alunos ao conteúdo estudado.

Quando utilizamos uma variedade de instrumentos para o ensino de L.E, trazemos à tona habilidades diversas dos alunos. Um filme, por exemplo, pode ser utilizado para se observar estratégias de negócios, além de promover inúmeras discussões sobre diversos temas, dando oportunidade para que todos os estudantes utilizem o  speaking dentro de suas possibilidades, cercado pelo communicative approach, que permitirá que o aluno se solte e utilize a língua com tranquilidade.